
Neste sábado (12), o Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André recebe, a partir das 14h, o evento de lançamento da exposição “Amar os Fatos”, do artista visual andreense Rafael Cab. Na mostra, cujo nome é inspirado na expressão eternizada pelo filósofo Nietzche “Amor Fati”, termo em latim que significa “amor ao destino”, Cab reforça o amor à sua própria sina, que é dedicar a vida à arte e ao processo criativo que antecede a conclusão da obra.

A mostra pode ser conferida de 14 a 25 de julho, das 10h às 17h. A entrada é gratuita. Na exposição, é possível conhecer os caminhos de um processo criativo e suas possibilidades a partir da forma de criar de Rafael Cab, por meio de documentos, esboços, desenhos, anotações, mensagens pelo celular, além de pinturas finalizadas pelo artista nos últimos anos e dois documentários produzidos em um intervalo de dois anos.
“Cada vez mais eu tenho sido levado a pensar no meu próprio processo, olhar não só o final, mas o caminho que a ideia percorre até se transformar em obra. Entendendo que esse caminho tem muita importância, assim como tem o resultado final”, explica Rafael Cab.
Foi essa preocupação em mostrar o percurso percorrido até a finalização de uma obra e a montagem de uma mostra que deu origem à ideia do documentário experimental “Amor Fati. Amar os Fatos”, produzido pelo amigo documentarista Gustavo Égus em 2023, sobre a produção da primeira exposição individual de Rafael Cab, chamada Distâncias, que aconteceu na Casa do Olhar, também em Santo André.

Passados dois anos, em 2025, Rafael Cab e Gustavo Égus, retomam a ideia de produzir um documentário que, embora tenha a mesma proposta e estrutura, apresenta as diferenças provocadas pela passagem do tempo no processo criativo do artista. O projeto foi selecionado em um edital da Lei Paulo Gustavo, por Santo André, e o processo criativo e a produção artística de Cab volta a ser registrado para um novo documentário, que dessa vez é o ponto de partida para a exposição “Amar os Fatos”.
“Há dois anos uma exposição deu origem a um documentário e agora um novo documentário está dando origem a esta exposição, e fica nítida a diferença da maneira como acontece a criação sob os efeitos da passagem do tempo”, diz Rafael Cab. Os dois documentários serão exibidos simultaneamente na mostra, através de uma instalação audiovidual que projeta um filme ao lado do outro
Abertura da exposição “Amar os Fatos”, de Rafael Cab
Data: 12/7 (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Local: Salão de Exposições do Paço Municipal
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro
Visitação: De segunda a sexta, de 14 a 25 de julho, das 10h às 17h
Entrada gratuita