A amnioinfusão é indicada em casos de gestantes com pouco ou nenhum líquido amniótico - Fotos: Eric Romero / PMSCS

Pela primeira vez na rede de Saúde de São Caetano do foi realizada a amnioinfusão, técnica obstétrica que consiste na infusão de líquido amniótico artificial na cavidade uterina, garantindo a proteção e o desenvolvimento do feto. O procedimento ocorreu quarta-feira (9/7), no Hospital Municipal Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, e foi bem-sucedido.

A amnioinfusão é indicada em casos de gestantes com pouco ou nenhum líquido amniótico, substância que envolve o feto no útero e o protege de infecções e da compressão do cordão umbilical (melhorando o fluxo sanguíneo), além de amortecer seus movimentos e contribuir no desenvolvimento dos sistemas digestivo e respiratório.

Portanto, a baixa quantidade ou ausência do líquido amniótico gera riscos à gravidez, que são minimizados com a amnioinfusão. No caso de São Caetano, a paciente está na 22ª semana de gestação. O procedimento foi conduzido pelo ginecologista e obstetra Guilherme Loureiro, coordenador de Pré-Natal de Alto Risco e especializado em Medicina Fetal.