Com 90% da estrutura concluída, intervenção é uma das mais importantes para a mobilidade urbana de São Bernardo; entrega está prevista para o segundo semestre deste ano - Fotos: Isabella Diniz/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, avança na execução de uma das maiores obras de mobilidade urbana em andamento na cidade: o Viaduto Estaiado Robert Kennedy-Piraporinha. Com 90% das obras concluídas, a intervenção caminha para sua etapa derradeira, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, incluindo os acessos e acabamentos finais.

Com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, viabilizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o projeto representa um marco na modernização da infraestrutura viária do município. A superestrutura do viaduto, composta pelo tabuleiro e o conjunto de estais (cabos externos) que sustentam a obra, passou por um progresso significativo desde o início da atual gestão, em janeiro.

Até o fim de dezembro de 2024, cerca de 30% das obras físicas do viaduto haviam sido executadas. Naquela fase, estavam finalizadas somente as aduelas de partida, com os carros de avanço posicionados para a sequência da obra. A partir de janeiro de 2025, a execução ganhou novo ritmo, com ciclos de 20 dias para construção de cada aduela, tanto no apoio 01 quanto no apoio 02. Atualmente, a Prefeitura trabalha na aduela 08, a penúltima da estrutura, além de concluir serviços nos mastros.

Conforme o cronograma executivo, com o avanço das intervenções, a finalização da estrutura principal está prevista para agosto deste ano. A conclusão do projeto como um todo, incluindo os acessos, paisagismo e acabamentos, ocorrerá nos próximos meses, coincidindo com a finalização de trechos da Marginal do Ribeirão dos Couros, que será diretamente conectada ao novo eixo viário.

O prefeito Marcelo Lima destacou o impacto transformador do viaduto para a cidade. “Esse equipamento vai mudar profundamente a mobilidade da nossa região, especialmente para quem circula entre os bairros Planalto, Jordanópolis, Paulicéia e Taboão. Estamos trabalhando com responsabilidade, técnica e planejamento, e é gratificante ver uma obra deste porte ganhando forma e já sendo percebida pela população”, afirmou.

ESTRUTURA – A estrutura contempla dois viadutos estaiados e dois convencionais, totalizando 600 metros de extensão, sobre a Avenida Piraporinha. A expectativa é que o novo eixo viário receba cerca de 20 mil viagens diárias, aliviando o tráfego intenso na interligação entre a Avenida Robert Kennedy e a Avenida Piraporinha. O projeto ainda permitirá a conexão direta com o futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, atualmente em construção, criando uma nova rota entre a região do Corredor ABD e a zona sul da cidade.

O secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, Francisco Carone, enfatizou o caráter técnico e estratégico da obra. “Estamos falando de uma estrutura complexa, de padrão internacional, que atende uma demanda histórica da cidade. O modelo estaiado não apenas valoriza o cenário urbano, mas garante robustez e eficiência para suportar o alto volume de veículos. Todo o cronograma está sendo cumprido com rigor e qualidade técnica”, explicou.

OBRAS DE MOBILIDADE – Além do Viaduto Estaiado da Robert Kennedy, a Prefeitura projeta outras importantes intervenções viárias para os próximos anos, visando a melhoria da mobilidade urbana. Entre elas estão:

• Dois novos viadutos na Rodovia Anchieta, nas alturas dos km 15 e km 18, ambos em fase de projeto executivo, voltados a melhorar o acesso entre bairros e facilitar a fluidez de tráfego entre São Bernardo e cidades vizinhas.

• O Viaduto Estaiado do Paço Municipal, com ligação entre a Avenida Lucas Nogueira Garcez e a Avenida Pereira Barreto. A obra já está em fase de apresentação do projeto e terá financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), com previsão de entrega em até 30 meses após início das obras.

• A completa reconfiguração da rotatória da Avenida José Odorizzi, com nova geometria viária para ampliar a segurança e a fluidez do tráfego naquela região, que é uma das principais ligações com os bairros Alves Dias e Cooperativa.

Além das grandes intervenções, a Prefeitura tem estudado ainda inúmeras saídas para o desenvolvimento do tráfego municipal.