A Feira da Moda Inverno (FEIMI) teve a sua abertura no dia 13 de junho, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo. O evento comemora 25 anos e movimenta a economia local com 90 expositores vindos do ABCD, sul de Minas Gerais, Circuito das Águas, Serra Negra, Águas de Lindóia, Socorro e interior de São Paulo.
Durante a abertura da Feira Rafael Demarchi, secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de São Bernardo falou da importância do evento para o desenvolvimento da cidade, movimentando a economia criativa, fortalecendo a indústria têxtil regional e promovendo o empreendedorismo feminino.

“Temos investido nos negócios locais, e a Feira é uma oportunidade. Nesta gestão estamos potencializando o empreendedorismo, ajudando com as documentações necessárias a quem deseja gerar empregos em São Bernardo”, lembrou Demarchi.
A idealizadora da FEIMI, Sônia Sodré explicou que o evento apresenta os melhores fabricantes, com preço acessível para o consumidor e o lojista.
“As vantagens para a economia vão desde a presença dos expositores locais, ao emprego de mais de 400 pessoas. Isso sem contar nos movimentos dos hotéis, transportes, que envolvem mais de 1000 pessoas”, exemplificou Sônia.
Sodré conhece bem o setor, por ter entrado nesse universo aos 22 anos, quando abriu o seu primeiro ateliê de alta costura em Anápolis, em Goiás, pouco depois, fundou com o marido uma fábrica de lingerie empregando 120 pessoas. Não demorou muito, resolveu se mudar para São Paulo, quando teve a ideia de ocupar as lojas do metrô e as feiras da cidade com as suas roupas.
“Em 2000, comprei a marca da antiga Feira do Circuito das Malhas e reformulei o projeto, reposicionando o evento como Feira da Moda Inverno. A mudança incluiu investimentos em comunicação, estrutura profissional e uma parceria com o GRAACC, que recebe parte da renda das bilheterias desde a primeira edição. A feira passou a atrair cerca de 30 mil visitantes por edição, com picos em 2017 de 50 mil pessoas”, contou Sodré.
Roupas híbridas
Durante esses anos, a FEIMI passou por muitas atualizações com os investimentos em campanhas online, marketing digital e no comércio digital. Nesse ano, ela trouxe mais novidades como a exposição de coleções internacionais Miu Miu e Saint Laurent apresentadas nas semanas de moda de Paris e Milão.
“O destaque está nos cardigãs leves, blusas de manga longa com cortes estratégicos, conjuntos de alfaiataria em tecidos suaves ao toque e casacos, que funcionam como uma terceira peça discreta e eficiente compõem o repertório da mostra, voltado a quem vive em constante transição térmica ao longo do dia. Entre as tendências destacadas estão os tons terrosos com acabamento acetinado, recortes assimétricos, tecidos maleáveis e a valorização do feito à mão”, lembrou a idealizadora da Feira.

Mais novidades foram acrescentadas nessa edição, uma delas foi a conexão da moda com as mudanças climáticas trazendo a coleção “Linha Ar-Condicionado”.
Sônia explica que as roupas apresentadas nos estandes foram pensadas para quem passa boa parte do dia em ambientes climatizados, como escritórios, consultórios, centros comerciais e aeroportos.
“O público busca peças que funcionem de manhã à noite, em ambientes com variação térmica, sem abrir mão da elegância”, afirmou.
Sucessão familiar
A feira tem atraído gerações e se tornou um espaço de sucessão familiar, como é o caso de Rafaela Guirelli Comparini Câmara, da Raffa Tricot de Monte Sião, Sul de Minas Gerais.
Ela conta que trouxe para o estande mais de 1500 peças, e embora a loja exista desde a década de 90, foi criada por sua mãe, essa é a sua primeira vez na feira em São Bernardo.
A empreendedora tem uma fábrica, em que emprega mais de 20 profissionais e seu maior desafio é lidar com o tempo e o mercado.

Diferente dela, Claudio Andres, gerente da Perfecta Menswear de Socorro, no interior de São Paulo, conta que a loja existe há 35 anos e participa da feira há 18 anos. Nesse ano eles trouxeram mais de 2500 peças, tendo algumas no estoque, todas as malhas são feitas de algodão, acrílico e as jaquetas são exclusivas.
“As vantagens de participar da são inúmeras, uma delas é divulgarmos os nossos produtos em São Paulo. Fora isso temos o contato direto com o consumidor e desta maneira ficamos sabendo o que ele busca. As vendas dependem do tempo, se está frio, vendemos mais”, finaliza Andres.
Edição Grande ABC
13 a 22 de junho de 2025
Horários: Fins de semana: das 12h às 21h e durante a semana: das 14h às 21h
Pavilhão Vera Cruz: Avenida Lucas Nogueira Gárcez, 856 – São Bernardo do Campo/SP
Edição Férias
4 a 20 de julho de 2025
Horário: das 12h às 21h
Centro de Eventos São Luís: Rua Luís Coelho, 323 – próximo à Estação Consolação do Metrô (Av. Paulista) – São Paulo (SP)
Ingressos: 10,00 reais na bilheteria e gratuito com cadastro prévio nos canais digitais da feira