Comemoração foi instituída por lei municipal e faz parte do Circuito Religioso de Ribeirão Pires
Cerca de 300 pessoas participaram do ato religioso em comemoração ao Dia Municipal de Patacori Ogum, na manhã deste sábado (26), em Ribeirão Pires. A data passou a integrar o calendário oficial de eventos do município com a aprovação da Lei 6628/2021, oficializando o 23 de abril na Estância.

Após a realização do Padê de Exu, no pátio da CPTM, grupo seguiu em caminhada pelas ruas do Centro da cidade até a Vila do Doce, local em que houve a louvação a Ogum. Divindade de origem africana, Ogum é cultuado em religiões afro-brasileiras. Orixá do ferro, dos agricultores, da guerra, dos caçadores, da tecnologia. É ligado à criatividade e à transformação. Ogum é o patrono dos soldados e o Orixá da abertura dos caminhos.
Iya Monadeosi, líder religiosa e presidente da Comissão Patacori Ogum em Ribeirão Pires, celebrou a quarta edição do evento na Estância. “Hoje é dia de expressão da nossa cultura e religiosidade. Sentimento de gratidão ao Orixá da transformação, que traz os poderes da transformação, ele é forjador, o ferreiro. Estamos aqui hoje, no ambiente de Ogum, que é a estação de trem. Ogum é vida, traz saúde e prosperidade. Luta por nós”.

Monadeosi enfantizou também que ‘a continuidade das ações de Patacori Ogum reflete a luta pela preservação das tradições de matrizes afrizanas e afro-brasileiras, valorizando nossa identidade.
Na sequência, às 11h, Patacori Ogum encerrou a programação deste ano com cortejo e caminhada até o Complexo Ayrton Senna. O evento, que é organizado pela Comissão Patacori Ogum, antiga LIREMARP (Lideranças Religiosas de Matrizes Africanas de Ribeirão Pires), conta com o apoio cultural da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e da Coordenadoria da Igualdade Racial.