Grupo de Alunos da Apraespi conheceu a Pinacoteca nesta sexta-feira (11) - Foto Gabriel Mazzo, PMETRP

Prefeitura promove visitas educativas gratuitas guiadas pela Secretaria de Cultura da cidade

Alunos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Valentino Redivo, mantida pela APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) embarcaram nesta sexta-feira (11) em uma visita guiada à Pinacoteca Municipal de Ribeirão Pires “Guilherme de Carvalho Dias”.

Os estudantes visitaram ao acervo do espaço e a exposição de obras do Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires (CARP), interagiram na Sala de Artes Visuais, pintaram desenhos e ainda participaram de brincadeira lúdica de musicalização na Escola Municipal de Artes (EMARP).   

“Queremos fomentar desde cedo este contato com a arte, dando oportunidade para as todas crianças. Visitas como essa fazem parte do nosso compromisso de inclusão cultural e de lazer para todos os interessados”, ressaltou a secretária de Cultura, Rosí Ribeiro de Marco.

Aos 9 anos, Lorenzo Alencar, disse que a ‘Sala de Artes Visuais foi a atividade que chamou mais sua atenção’. “Eu gostei de tudo, principalmente de vir para cá e da sala escura com as nossas sombras. Foi muito divertido”, contou o garoto.

Sobre a Pinacoteca – O novo espaço cultural, entregue em março pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, fica no prédio anexo ao Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Centro). Desde a inauguração, o local já recebeu mais de 300 visitantes. 

O público pode conferir duas exposições de grande relevância com obras do acervo municipal, incluindo peças de mestres como Burle Marx e Volpi, e a segunda, com a participação do CARP (Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires). Artistas como Caetano Santos, Joselaine Barbosa, Lua, Lilian Zampol, Ronam Santos, Ponezio, entre outros são destaques na exposição, que visa dar visibilidade ao trabalho da comunidade artística da cidade e região. 

As exposições seguem em maio e darão lugar para novas Mostras que serão divulgadas nos canais oficiais darão lugar para novas Mostras que serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura. A curadoria de artes do espaço fica por conta do artista Dener de Sousa.

A entrada é gratuita. A Pinacoteca funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 14h. Agendamento de vistas em grupos devem ser efetuadas pelo e-mail: secult@ribeiraopires.sp.gov.br.