Espaço cultural recebe evento CEU com Vida, que terá apresentações culturais, além de barracas de artesanato e gastronomia; atrações começam às 14h
Neste final de semana, dias 12 e 13 de abril, o CEU Ana Maria recebe uma programação cultural especial a partir das 14h. As atrações, que vão levar dança, tradição, ancestralidade, artes circenses e poesia ao espaço, fazem parte da programação do projeto CEU com Vida, que neste mês integra as comemorações do aniversário de 472 anos de Santo André.

O CEU com Vida é um evento mensal que acontece desde agosto de 2023. O objetivo do projeto é fortalecer a cultura local, dar visibilidade a artistas e empreendedores da região e promover um espaço de encontro para a comunidade, com feira de economia criativa, atrações culturais e gastronomia, até as 22h. Os artistas desta edição foram contratados por meio do chamamento realizado para as celebrações de aniversário da cidade.
A performance de dança com mamulengo, da artista Camila Rodrigues, abre a programação no sábado (12), às 14h. No espetáculo, Camila conduz a boneca Jussara com gingado e bom humor ao som do forró, causando a ilusão de dançar em dupla, combinando os seus movimentos aos da boneca. A apresentação é referenciada na técnica de manipulação dos artistas mamulengueiros e convida o público a embarcar no universo lúdico e poético dessa tradição popular.
Ainda no sábado, mas às 15h, acontece a performance “Adalu Orin – um rezo à ancestralidade”, idealizado pela artista Elidy Moreira. A apresentação propõe reverência à ancestralidade, trazendo o tambor e o movimento do corpo na cultura africana como referência para a identidade cultural brasileira, destacando a relação musical do instrumento com outras linguagens como o samba, o coco, o jongo, o maracatu entre outros. Em “Adalu Orin”, os dançantes usam pernas de pau e os músicos conduzem os ritmos através do canto e instrumentos.

No domingo (13), a programação recomeça às 14h, com “Sarau Serelepe”, um sarau infantil com intervenções circenses produzido pelo grupo Baque CT. Na apresentação – que acontece com o microfone aberto como de costume em saraus –, o circo, a literatura e a música são utilizados para promover o conhecimento das culturas populares e tradicionais brasileiras como o maracatu, samba-de-coco, ciranda, bumba-meu-boi e cacuriá, além de estimular a leitura de poesias e a participação das crianças e famílias presentes.
O espetáculo “Parelha Poética: entre Canga e Cangapé” encerra a programação cultural do CEU com Vida no domingo, às 15h. Os atores Paulo Dantas e Diego Marques apresentam a poesia popular do sertão e a música instrumental de viola caipira.
O evento, no entanto, segue até as 22h com as barracas de artesanato e gastronomia. O CEU Ana Maria fica na Praça Venâncio Neto, sem número, Jardim Ana Maria.