Ricardo Nunes, prefeito de SP e Orlando Morando, secretário de Segurança Urbana

Fortalecimento do trabalho da Polícia Municipal, com a incorporação de 500 novos agentes, além da expansão do monitoramento inteligente, alcançando 25 mil câmeras espalhadas pela cidade, estão entre os destaques dos primeiros meses da gestão Ricardo Nunes em 2025_

Uma administração realizadora, com ações práticas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Esse é o cenário dos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Ricardo Nunes na capital paulista neste ano de 2025. Na segurança urbana, uma das prioridades foi fortalecer o trabalho da Polícia Municipal, que passou a contar com 500 novos agentes e 50 viaturas elétricas, ampliar o Programa Smart Sampa, atingindo a marca de 25 mil câmeras inteligentes na cidade, e com a instalação do Prisômetro, além de aprimorar programas para coibir a criminalidade e dar tranquilidade ao cidadão, como é o caso da Operação Paulista Mais Segura.

“A Secretaria de Segurança Urbana vem trabalhando de forma incansável para devolver ao morador de São Paulo a tranquilidade de caminhar pela cidade sem medo. Isso é uma das nossas metas, uma prioridade que nos foi dada como missão pelo prefeito Ricardo Nunes. Tenho muita satisfação em fazer parte dessa gestão de menos discurso e mais ação, de entregas e resultados. Estamos empenhados em avançar cada vez mais, usando a tecnologia a nosso favor, para que o criminoso não tenha vez e que nenhuma região da cidade fique descoberta”, ressalta o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando.

Uma das principais conquistas destes 100 dias é a expansão do Smart Sampa, que já conta com 25 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. A tecnologia já passou, inclusive, a integrar o sistema de transporte público municipal, com a entrega dos cinco primeiros coletivos elétricos equipados com duas câmeras cada conectadas ao programa. Os equipamentos inteligentes contam com sistema de reconhecimento facial e alertas, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho da Polícia Municipal no combate à criminalidade no dia a dia.

Outra marca destes primeiros meses de governo na segurança urbana é a instalação do Prisômetro em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, 268, Centro Histórico. O painel de LED fornece à população, em tempo real, como medida de transparência, os números de foragidos da Justiça capturados, presos em flagrante, e desaparecidos localizados por meio do Smart Sampa. Até às 12h desta quinta-feira (10), foram 985 condenados enviados de volta ao sistema prisional, 2.208 flagrantes e 53 desaparecidos encontrados.

Graças às ações estratégicas investimento em tecnologia, aumento e preparo do efetivo e equipamentos modernos, aliada à parceria com o Governo do Estado, o Centro da cidade de São Paulo registrou queda de 30,5% nos índices de roubos em fevereiro deste ano com relação ao mesmo mês de 2024 – passaram de 1.736 para 1.205 casos. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública, essa é a maior redução registrada no levantamento, que apontou queda de 15,7% em toda a cidade, de 10.035 para 8.458 roubos em geral registrados no período.

Paulista Mais Segura

Para intensificar o monitoramento do principal polo econômico e turístico da cidade e seu entorno visando a proteção da população e a prevenção de crimes, a Prefeitura deu início à Operação Paulista Mais Segura. Além do incremento do efetivo da Polícia Municipal, totalizando 376 agentes em patrulhamento diário durante 24 horas, a estratégia conta com suporte da tecnologia do Smart Sampa, com 52 câmeras, drones, cão-robô e base móvel.

Fortalecimento da Polícia Municipal

Entre as primeiras medidas destinadas à Polícia Municipal estão a formatura de 500 agentes, realizada em janeiro, com a ampliação do efetivo para 7.500 homens e mulheres – a corporação é maior do que a Polícia Militar de 10 estados brasileiros. Soma-se a isso a entrega de 50 novas viaturas elétricas para o reforço das ações de segurança no Centro da cidade, reforçando a frota municipal, que passou a ser de 610 veículos e 220 motos.

Segurança escolar

A Prefeitura de São Paulo também implementou projeto de reforço à segurança escolar com a alocação de agentes da Polícia Municipal em unidades de ensino. A ação foi iniciada em 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) escolhidas levando em conta critérios de vulnerabilidade e registros de ocorrências. A medida tem como objetivo ampliar a sensação de segurança na comunidade escolar, bem como promover a proteção de estudantes, profissionais da educação e famílias.

Outras ações

Também merece destaque a atuação da Segurança Urbana durante o maior e mais seguro Carnaval do País, com a estreia do Smart Sampa auxiliando no monitoramento dos blocos de rua e sambódromo do Anhembi com câmeras inteligentes, drones, base móvel, cão-robô, além de ações de prevenção ao assédio.