Visita fortalece parceria regional e amplia diálogo sobre proteção da fauna entre as cidades

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Prefeitura de São Bernardo do Campo estiveram em Ribeirão Pires nesta segunda (7) para conhecer o trabalho da equipe de Bem-Estar Animal. A iniciativa marca o início de uma parceria intermunicipal voltada à proteção da fauna e à preservação ambiental.
A visita aconteceu na base da equipe de Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires e reuniu representantes das duas cidades, além de integrantes da Polícia Ambiental da GCM de São Bernardo. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e estreitar laços institucionais visando à construção de um mecanismo colaborativo entre os municípios da região.
Ligada à Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, a equipe de Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires tem sido referência na atuação integrada de veterinários, biólogos e agentes públicos no cuidado com a fauna urbana e silvestre. O modelo chamou a atenção da gestão de São Bernardo, que recentemente inaugurou seu próprio departamento voltado ao tema.
“Nosso objetivo é compartilhar experiências que possam contribuir com o avanço das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. Essa troca fortalece não apenas nossas ações locais, mas também a integração regional”, destacou Temístocles Cristofaro, secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação de Ribeirão Pires.
Durante a visita, os técnicos e gestores conheceram as rotinas de atendimento, protocolos de resgate, reabilitação e encaminhamento de animais em situação de risco, além de ações educativas promovidas pela equipe de Ribeirão Pires junto à comunidade.
Representando São Bernardo, participaram da visita Joyce Quintino, secretária adjunta da SEMAS (Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal); Thami Izumi, diretora do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental; José Roberto Gil Fonseca, diretor do Departamento de Proteção Animal; Sandra Nittolo, diretora da Seção de Proteção Animal, e Patrícia Sanchez Peres, bióloga da SEMAS.
Marcus Leap, subsecretário de Fauna de Ribeirão Pires, destacou a relevância da integração técnica entre as equipes. “Temos muito a aprender e a ensinar. Cada cidade possui realidades distintas, mas os desafios são semelhantes. A união entre municípios permite enfrentar esses desafios de forma mais eficiente.”
O intercâmbio também abre caminho para futuras ações conjuntas, como campanhas de adoção, mutirões de castração, capacitações e protocolos de resgate em áreas de divisa.
Com a consolidação dessa aproximação, as prefeituras pretendem ainda estimular a criação de Consórcio Técnico Regional, com o envolvimento de outras cidades do Grande ABC, para ampliar o impacto das políticas de proteção animal em todo o território.