SÍNDROME DE BURNOUT

por Ligia Canto

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.

A prevenção sempre é a melhor solução:

  • Desenvolva suas tarefas profissionais e pessoais estabelecendo metas: de pequeno, médio e longo prazo
  • Evite o hábito de reclamar e foque na solução
  • Pratique uma atividade física
  • Tenha momentos de lazer
  • Mantenha um horário regular para dormir
  • Evite o consumo de bebida alcoólica: pode provocar maior agitação e confusão mental

Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

tratamento é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver acompanhamento médico, uma vez que possa vir a ser preciso o uso de medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos).

Lígia Canto

Ligia Canto – Psicologia Integrativa

Psicóloga, pós-graduação em Acupuntura

Atendimento Online – @psico.ligiacanto – 11 99686-5038