Curso abordou melhores estratégias de conter ações de vandalismo, por exemplo Foto: Divulgação/PMETRP

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires ministrou curso sobre choque motorizado para aproximadamente 40 agentes da Guarda de São Vicente, no Litoral de São Paulo, na semana passada.

O objetivo da formação é de capacitar o agente a atuar especificamente em ações de quebra da paz e da ordem, ensinando como as equipes devem se portar em manifestações ou em atos de vandalismo.

Para isso, a GCM de Ribeirão Pires elaborou curso que aborda as questões teóricas, indicando quais melhores abordagens e procedimentos, mas também passou ações práticas, em que foram passadas as melhores formações, posições e ações ante ações de quebra de ordem.

Integrante da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) de Ribeirão Pires, o curso foi ministrado pelo agente Simões, que representou a instituição ribeirão-pirense.

A GCM de Ribeirão Pires avalia que a integração da Guarda Municipal com instituições de outros municípios é de grande valia. Na análise da corporação da

Estância, fica claro que a Guarda da Estância tem profissionais capacitados para atuar nas ruas do município e também dividir suas experiências em outras cidades.

Para o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Sandro Torres, a integração entre as GCMs traz benefícios às Guardas envolvidas em atividades como estas. “A ideia desse tipo de ação também visa a capacitação da Guarda e dos profissionais que a integram”, disse.