O Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas) de São Caetano realizará entre os dias 2 e 8 de dezembro, a Campanha Fique Sabendo 2024, alertando sobre o Dezembro Vermelho, que promove a conscientização sobre HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, incluindo a orientação sobre métodos preventivos e acesso ao diagnóstico precoce do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). A carreta da saúde estará de forma itinerante em diversos pontos da cidade.
O objetivo principal da campanha é promover a prevenção e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids, garantindo acesso ao tratamento adequado e melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada.
Nos próximos dias serão realizadas diversas ações oferecendo informações e acesso aos métodos preventivos. “Com essas ações esperamos alcançar os objetivos propostos, além de fortalecer o papel do Cepadi dentro do município como um Centro de Especialidade no combate, prevenção e conscientização, não só sobre o HIV como também sobre todas as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, destacou a coordenadora Raquel da Silva Terezam.
A equipe realizará orientações, acolhimento profissional, distribuição de autotestes e testes rápidos para HIV, além da distribuição de preservativos internos e externos, materiais descritivos como folders, explicativos sobre HIV e ISTs e orientação sobre o funcionamento do Cepadi.
Em 2024, a cidade registrou 21 novos casos de HIV. O programa atende aproximadamente mil pacientes que possuem HIV. Ao longo do ano, entre as Unidades Básicas de Saúde e o Cepadi, foram realizados 14.346 testes rápidos e autotestes de HIV, sífilis e hepatite.
PREMIAÇÕES
Em 2022, São Caetano criou o Comitê Municipal de Investigação para Prevenção e Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis, com representantes da Atenção Primária, Atenção Hospitalar, Maternidade, CCIH, Neonatologia, Vigilância Sanitária, Cepadi e Casa da Gestante, CIM (Centro de Infeccção Municipal) e Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). Desde então, o programa vem trabalhando para aprimorar a assistência de pessoas com doenças infecciosas e nesse sentido já conseguiu duas importantes premiações.
Em outubro de 2023, a Secretaria de Saúde e o Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Coordenadoria Municipal de Controle de Infecção, Qualidade e Segurança do Paciente, recebeu o Prêmio Luiza Matida, durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis Congênita. O município foi um dos 84 do estado premiados pela eliminação da transmissão vertical do HIV (a transmissão da mãe para o bebê), e foi reconhecido por não apresentar nenhum caso de transmissão para recém-nascido durante a gravidez ou amamentação.
Em dezembro, a Prefeitura de São Caetano do Sul recebeu em Brasília o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. A validação aconteceu após visita de equipes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.
O município foi avaliado, em mais de 50 indicadores, para processo de certificação da eliminação da transmissão vertical do vírus HIV. A equipe realizou visitas in loco e entrevistou pontos focais das unidades para colher informações e ter percepção do fluxo de atendimento realizado no município
Acompanhe a programação da Carreta da Saúde:
2 e 3 de dezembro – Praça da Figueira (Boa Vista)
4 de dezembro – Praça da Riqueza (Prosperidade)
5 de dezembro – Parque Província de Treviso (Fundação)
6 de dezembro – USCS Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50 – Centro)
7 e 8 de dezembro – Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566 – Cerâmica)
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sábado e domingo, das 9h às 13h.