A partir do próximo dia 1º de Janeiro São Bernardo do Campo terá o ex-vice-prefeito e ex-deputado federal Marcelo Lima (Podemos) na principal cadeira do passo municipal. Em uma disputa de segundo turno com o deputado federal Alex Manente (Cidadania), Limateve pouco mais de 200 mil votos, o que correspondeu a 55%, contra 163 mil e 44% de seu oponente.
O agora prefeito eleito foi conduzido ao segundo turno com 119 mil votos, contra 110 mil de Manente. O atual prefeito Orlando Morando (PSDB), a deputada estadual e primeira-dama Carla Morando (PSDB), além da ex-candidada governista Flavia Morando (União Brasil), que ficou na quarta colocação no primeiro tempo da disputa, cravaram apoio a Marcelo e inclusive estiveram com ele na hora do voto deste domingo.
Saiba mais sobre o perfil de Marcelo Lima
Nascido e criado no bairro Alvarenga, o político teve uma infância humilde. Seu pai, João Lima, e seu avô trabalhavam na prefeitura e, na ocasião do desligamento de seu progenitor, fez da verba recisória uma oportunidade de empreender por meio de uma pequena adega. Mais tarde aquele pequeno negócio se tornou um depósito e depois uma distribuidora de bebidas.
A primeira disputa eleitor de Marcelo Lima foi, de forma vitoriosa, para a Câmara Municipal, sendo reeleito quatro anos mais tarde. Já em 2014 a expressiva votação para deputado estadual o projetou à chapa majoritária encabeçada por Morando.
Mais eleitos na região
Em Diadema, Taka Yamauchi (MDB) conquistou 52,59% dos votos e levou a melhor contra o atual prefeito Filippi (PT). Já em Mauá o petista e atual chefe do executivo Marcelo Oliveira sagrou-se vitorioso contra Átila (União). A candidatura do segundo colocado estava sob judice.