As escolas da Rede Municipal de São Caetano estão vivendo uma semana diferente, que ficará marcada na memória dos alunos. É a Semana da Criança, quando são feitas atividades lúdicas diferenciadas que estimulam a imaginação e fortalecem ainda mais os vínculos afetivos entre alunos e educadores.
Passeios, brincadeiras e festas animam as escolas ao longo da semana. A EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Primeiro de Maio, no Bairro Santa Paula, por exemplo, organizou uma programação variada que começou com um desfile de roupas e cabelos malucos. A programação incluiu, também, cinema com pipoca, passeio de bicicleta, brincadeiras com água, piquenique, festa à fantasia e caça ao tesouro, tudo dentro da própria escola.
Já a EMEI José Ferrari, no Centro, celebrou a data com um passeio pedagógico. A escola levou à Escola Municipal de Ecologia 83 crianças, alunos de 3, 4 e 5 anos, do período integral e meio período. As crianças tiveram a oportunidade de observar e conhecer animais, como Bicho-Pau, coelho, tartaruga, pato, pavão e até o bicho-pau, inseto que se assemelha a um graveto e chamou bastante a atenção da criançada.
Os alunos também conheceram o lago, com carpas, a gruta, a fonte e as árvores frutíferas da Escola de Ecologia. Puderam percorrer ainda espaços como o laboratório, estufas, canteiros de mudas, sala de ciência da terra e o plantio do girassol. “As crianças adoraram o passeio! Elas interagiram com os animais, podendo passar a mão no bicho-pau, na tartaruga e no coelho, sob a supervisão dos educadores ambientais. O que mais gostaram foi do pavão, que deu um show com sua linda plumagem”, conta a diretora Mônica Abbud Gaspari Augusto.
Na EMEI Professora Inês dos Ramos, no Bairro Nova Gerty, um dos pontos altos da semana foi a apresentação de uma peça de teatro. As crianças se envolveram, riram e interagiram a partir da dramatização da história O grande rabanete, de Tatiana Belinky. Ao final do teatro, conheceram e puderam experimentar o legume. “A Semana da Criança é uma data muito aguardada por todos da escola. Ela é toda planejada com propostas e oficinas considerando o interesse e envolvimento dos pequenos: cinema, baile a fantasia, festa do pijama, teatro, piquenique, brinquedos infláveis. Temos sempre o cuidado de contar com a participação das crianças em nossas decisões. Por exemplo, fizemos uma votação para escolha do filme. Trabalhamos por elas e para elas. Por isso, o envolvimento das crianças é essencial”, destacou a coordenadora pedagógica Bianca Azevedo.