O Instituto Ayrton Senna (IAS) realizará, nesta quinta-feira (25/07), Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Com o objetivo de homenagear municípios parceiros comprometidos com políticas educacionais e que apresentaram resultados relevantes no avanço da educação, o evento reunirá prefeitos, secretários de educação e autoridades de mais de 70 cidades do Brasil. Também estarão presentes personalidades e autoridades que têm sido parceiras do Instituto nos últimos 30 anos, contribuindo para o sucesso dos seus projetos e alcance em todo o país.
A fundadora e presidente do Instituto, Viviane Senna, fará a abertura oficial e Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto, e Inês Kisil Miskalo, diretora de educação, conduzirão os trabalhos ao longo de todo o evento. “Vamos homenagear os territórios que estiveram com a gente neste compromisso consistente com a educação e que institucionalizaram nossos programas como políticas públicas. Queremos também fazer com que outros municípios se sintam incentivados a implementar essas práticas e fazer crescer essa rede de municípios”, destacou Ewerton. A programação incluirá painéis de homenagens aos agentes de transformação, premiação de municípios destaques na educação e apresentação de políticas educacionais de sucesso dos municípios de Licínio de Almeida (BA), Ribeirão Pires (SP), Boca do Acre (AM), Manaus (AM) e Domingos Mourão (PI). Também parceiro do Instituto, o Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, também vai compartilhar a sua experiência com o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas técnicas paulistas.
Municípios destaques
Desde que foi fundado, em novembro de 1994, pela família de Ayrton Senna, o Instituto tem trabalhado para abrir portas para os brasileiros por meio da educação, realizando o sonho do ex-piloto de um país com mais oportunidades para todos. Diversos municípios também têm feito grandes avanços na educação, resultados estes que serão compartilhados no evento.
Entre estes exemplos está Ribeirão Pires (SP), em que cerca de 3 mil alunos foram impactados, a partir da colaboração com o Instituto Ayrton Senna, na implementação de projetos sobre alfabetização e correção do fluxo escolar. Recentemente, o município recebeu o troféu ‘Município Destaque na Alfabetização’, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, por seus altos índices de fluência leitora dos estudantes nos anos de 2023 e 2024.
O município de Licínio de Almeida, na Bahia, é parceiro do Instituto Ayrton Senna desde 2009, tendo implementado soluções educacionais de alfabetização, correção do fluxo escolar e gestão educacional. Decorrente da parceria, a cidade acelerou seus resultados: em 2005, ocupava a 1953ª posição no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais entre todos os municípios brasileiros. Já em 2021, passou a ocupar a 92ª posição. O município também virou referência em seu estado, atingindo a primeira posição no ano de 2019.
Com uma parceria de longa data, desde 2001 Boca do Acre (AM) também adotou programas do Instituto Ayrton Senna visando melhorar a alfabetização e aprendizagem de seus estudantes. Fruto deste trabalho, a cidade viu seus resultados avançarem significativamente, passando a ocupar posições de destaque no IDEB entre os municípios do Amazonas. Manaus (AM) e Domingos Mourão (PI) também vão apresentar sua trajetória educacional e resultados.
Além de tais territórios, o Instituto também prestará homenagem a outros municípios por seu compromisso com a educação, sendo eles: Salvador (BA); Manaus (AM); Fortaleza (CE); Araguaína (TO); Guariba (SP); Domingos Mourão (PI); Jaboatão dos Guararapes (PE); Santarém (PA); Natal (RN); Itaberaí (GO); São Miguel do Tapuio (PI); Bandeirantes do Tocantins (TO); Castelo do Piauí (PI); Pereira Barreto (SP) e Ji-Paraná (RO).
Formação para o século 21
Compartilhando sua experiência com o desenvolvimento socioemocional, o Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo, também participará de painel no evento. O órgão é parceiro desde 2023 do Instituto Ayrton Senna na implementação de programa para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
Em 2024, o programa envolveu estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio de 41 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em diferentes áreas de conhecimento. O projeto adota uma abordagem inovadora desenvolvida pelo Instituto, integrando habilidades para a vida, como resiliência, respeito e autoconfiança, às disciplinas regulares.
No encontro, o CPS vai compartilhar sua experiência no desenvolvimento de tais competências alinhadas ao currículo escolar.
Agentes de Transformação
A mudança da educação é feita com a colaboração de muitos e nesta jornada diversos agentes de transformação caminharam ao lado do Instituto Ayrton Senna. Como agradecimento e reconhecimento, o Instituto também fará uma homenagem especial para figuras importantes para sua trajetória, como:
Ana Dayse Rezende Dórea, ex-secretária de educação de Maceió e membro do Conselho Nacional de Educação;
Ivo Ferreira Gomes, prefeito de Sobral (CE);
Marcelo Beltrão Siqueira, prefeito de Coruripe (AL);
Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da Undime em São Paulo e dirigente municipal de educação de Sud Menucci;
Rossieli Soares, Atual secretário de educação do Pará, ex-ministro da educação e ex-secretário de educação do estado de São Paulo
Serviço
Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros
Data: 25 de julho de 2024
Horário: 8h às 14h
Local: CBB – Centro Brasileiro Britânico. – R. Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna trabalha pela transformação de vidas por meio da educação pública de qualidade. Desde 1994, inspirados pelo legado do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto aplica conhecimentos para levar programas educacionais inovadores para escolas públicas, impactando cada vez mais crianças e jovens do Brasil. Por meio da pesquisa, da mobilização social e projetos educacionais aplicados em escala, acelera a qualidade da educação pública para impulsionar o potencial que cada estudante tem de alcançar sua própria linha de chegada. Em 30 anos de história, já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em 3 mil municípios brasileiros. Para saber mais, acesse o site