Uma aula inaugural marcou, nesta terça-feira (9/4), a continuidade do Programa Mais Música na rede municipal de São Bernardo. Fruto de parceria entre a Secretaria de Educação, o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Cultural Tocando a Vida, a ação oferece oficinas de instrumentos musicais e canto coral aos estudantes dos 3ºs e 4ºs anos do Ensino Fundamental. Para 2024, o atendimento será ampliado a 3.070 alunos de 22 unidades escolares de ensino em tempo integral, dentro do Programa Educar Mais.
Conforme explica o prefeito Orlando Morando, o Programa Mais Música foi criado em 2023 com o objetivo principal de democratizar o acesso à educação musical e, neste ano, demandará investimento total de R$ 1,1 milhão. “Iniciamos com 1.120 estudantes de 19 escolas e, agora, praticamente triplicamos o número de participantes. É muito gratificante observar a evolução dessas crianças, seja na concentração, no comportamento, ou no aprendizado das demais disciplinas, e saber que estamos investindo na formação integral dos nossos alunos, porque esse é mais um conhecimento que eles levarão para a vida”.
Secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini destaca que o programa colabora para o desenvolvimento integral do estudante, pois a música é uma linguagem pela qual competências e diversas habilidades são desenvolvidas. “Essa é a nossa política de educação integral: cultura, arte, conhecimento, múltiplas linguagens e música transformando vidas e educando o cidadão do futuro no aqui e no agora”, diz.
AULA INAUGURAL – O evento, realizado no Auditório Atílio Zóboli, no Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto), reuniu estudantes participantes do programa, além de instrutores musicais, sob regência do Maestro Ricardo Higino, e o compositor e pianista Cezar Elbert. Também estiveram presentes a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picolo Morselli, a primeira-dama e deputada estadual Carla Morando, gestores e profissionais da Educação.
O concerto musical emocionou a plateia com apresentações dos hinos Nacional e de São Bernardo, e de duas obras de arte da música mundial: as canções Ode à Alegria, composta por Ludwig van Beethoven; e Nunca Pare de Sonhar, de Gonzaguinha.
“Além de agradecer essa parceria, é fundamental destacar a geração de renda que esse projeto proporciona neste momento importante de retomada do setor cultural, no pós-pandemia causada pela Covid-19”, comenta o presidente da Associação Cultural Tocando a Vida, Satoshi Fukuura.
EDUCAR MAIS – Criado em 2017, o Programa Educar Mais ampliou a jornada escolar dos estudantes da rede municipal de São Bernardo para nove horas por dia, com oferta de diversas possibilidades de aprendizagem, integrando às disciplinas tradicionais aulas de inglês e italiano, educação ambiental, iniciação científica, robótica e música, além de disponibilizar quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
As aulas do Mais Música são ministradas duas vezes por semana, com duração de uma hora cada por cerca de 140 instrutores de música. Além de canto coral, 16 instrumentos musicais integram as oficinas, entre eles clarinete, trompete, violão, violino, violoncelo, pandeiro e xilofone.