As edições nas praças promove a experiência do cinema coletivo e a céu aberto ocupando os lugares públicos com cultura social. O Projeto Cinema Presente na Praça levará exibições itinerantes e gratuitas de filmes nacionais a céu aberto para 20 cidades que carecem do acesso ao cinema. Será montado um grande telão de LED de 6 metros, com redução de 75% de energia nas exibições. Cidades como Miracema, Bom Jardim, Tanguá, Arraial do Cabo, entre outras muitas, não possuem salas de cinema. O CINEMA PRESENTE NA PRAÇA acontecerá nos quatro cantos em 40 sessões em 20 cidades do Rio de Janeiro, sendo o maior projeto cultural no Estado esse ano.
Será montado um grande telão de LED de 6 metros, com redução de 75% de energia nas exibições. Cidades como Miracema, Bom Jardim, Tanguá, Arraial do Cabo, entre outras muitas, não possuem salas de cinema.
O CINEMA PRESENTE NA PRAÇA acontecerá nos quatro cantos em 40 sessões em 20 cidades do Rio de Janeiro, sendo o maior projeto cultural no Estado esse ano.
O projeto só foi possível graças ao enquadramento no edital da Lei de incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e a contemplação no edital 2019 de patrocínio cultural da Enel.
A Enel é a principal distribuidora de energia do Brasil, que no ano de 2019 promoveu o cinema em seu edital com maior acesso de apoio a cultura, patrocinando o Cinema Presente na Praça entre outros projetos e também o Festival de Cinema do Rio de Janeiro 2019, grandes eventos que só conseguiram se viabilizar graças a esse grande parceiro cultural. A Enel ainda acreditou no projeto de levar cinema a quem não tem acesso com redução de energia e valorizando o meio ambiente, valores as quais o Cinema Presente se orgulha de possuir o Selo Verde de sustentabilidade. A missão da Enel é transformar vidas. Uma das vias para concretizar a sua missão é por meio da difusão do cinema nacional.
O CINEMA PRESENTE ainda conta com outros grandes parceiros em excelência, essenciais para a qualidade do projeto como, a Paris Filmes maior distribuidora do cinema nacional, Elite Led alta performance em grandes projeções de LED, foram importantes para a construção deste projeto. O Cinema Presente tem a realização da FG3 Entretenimento e curadoria da Flores & Filmes .
“Cada vez mais a experiência do Cinema se torna economicamente inviável, para poucos privilegiados. O cinema dos anos 2000 ficou concentrado nos grandes centros urbanos e dentro de shoppings em multi salas de grandes grupos empresariais. Os antigos distribuidores dos cinemas de rua acabaram dando lugar a multinacionais gananciosas. O alto valor do ingresso cobrado é totalmente fora da realidade brasileira para qualquer família no país, e 80% das cidades do Rio de Janeiro não possuem nenhuma sala de exibição”, explica Felipe Flores, Curador e Diretor Geral do Cinema Presente.
Seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, o Cinema Presente na Praça terá 40 sessões a céu aberto de filmes brasileiros, 3 meses de duração, com 20 municípios contemplados. Além disso, o projeto é certificado com o Selo Verde já que opera com consumo consciente de energia e a preocupação com todas as embalagens usadas na execução.
“O reconhecimento cultural se esvai ainda mais quando 85% das exibições de cinema existentes se destinam a filmes norte-americanos Hollywoodianos… A falta de identificação audiovisual local, leva o público a almejar o que não tem no seu convívio, importando sonhos e frustrando-os em suas realidades. O discurso na língua portuguesa do cinema nacional torna todas as narrativas possíveis”, finaliza Felipe Flores, Diretor Geral do Projeto Cinema Presente.
Protocolos de segurança para as sessões, seguindo a OMS
Todas as normas do Protocolo Internacional de Cinema;
Distanciamento de 1 m entre as cadeiras;
Túnel de descontaminação na entrada do evento;
Sanitização das cadeiras antes e entre cada sessão;
Uso obrigatório de álcool gel antes das sessões;
Uso obrigatório de máscara para todos os presentes