A Secretaria de Saúde de São Caetano iniciou nesta semana a ampliação da oferta de quatro exames cardiológicos: MAPA, Holter, Ecocardiografia Transtorácica e Teste Ergométrico. Serão realizados mais 682 exames ao longo do mês de janeiro, com atendimento estendido durante a semana e mutirões aos sábados no Atende Fácil Saúde.
“Após estudo da demanda de exames cardiológicos, concentramos uma ação em quatro tipos para equalizar a demanda reprimida e diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam agendamento”, explica a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.
Estes quatro tipos de exames fornecem diagnóstico mais preciso e detalhado no rastreio de doenças cardíacas ou alterações da pressão arterial.
O agendamento dos pacientes respeita a ordem cronológica de solicitação dos exames, faixa etária e prioridades definidas pelo médico.
Gilberto Ribeiro Costa colocou Holter 24 horas para avaliação cardiológica. O exame é realizado com a fixação de eletrodos no tórax do paciente, conectados a um aparelho que fica preso à cintura. Enquanto os eletrodos fazem a função de medir o funcionamento do coração, o aparelho registra as informações.
“Faço acompanhamento com o cardiologista, devido a problemas de pressão, e estava aguardando desde outubro para realizar os exames de rotina”, afirmou Gilberto.
Já Habib Sarquis Neto, 34 anos, teve um princípio de infarto no fim do ano passado. “Passei pelo cardiologista e, em quinze dias, já consegui fazer os exames. Foi muito rápido.” Habib fez o Teste Ergométrico, que serve para analisar como o corpo, e principalmente o sistema cardiovascular, reage ao esforço físico.