O seu currículo é a peça-chave de sua empregabilidade e é essencial no momento da sua recolocação profissional. Como preparar esse documento para que seja chamado para a tão desejada entrevista de emprego? Esse é o resultado que um bom curriculum deve gerar e vamos dar algumas dicas para ajudar nesse desafio.
Manter o curriculum atualizado e direcionado para o objetivo de carreira é tarefa que exige tempo e dedicação e deve fazer parte do planejamento de carreira. Por isso, o ideal é mantê-lo atualizado, mesmo que esteja trabalhando.
Mesmo com as referências em dia, é evidente que é necessário adaptar o texto para cada novo processo seletivo que participar. No entanto, a maioria dos profissionais deixa para fazer tudo isso às pressas ou apenas quando já foi desligado da empresa. Atualizar o CV de uma hora para outra e estando cheio de ansiedade para enviar rápido faz o candidato deixar de lado informações importantes da carreira e que certamente farão falta no momento da seleção.
Algumas dicas essenciais para contribuir com a conquista de um novo emprego:
1 – Dados pessoais e formação acadêmica: Comece o documento incluindo um cabeçalho com seus dados pessoais e informações para contato de forma objetiva como: Nome completo; E-mail; Telefone; Endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn; Cidade onde mora e Idade ou data de nascimento.
2 – Qual seu objetivo de carreira e área de atuação desejada: Deixe claro a vaga que está buscando. A informação exata demonstra que sabe onde quer chegar e tem metas definidas.
3 – Suas qualificações: Quem é você e porque optou por atuar neste segmento; quais são suas habilidades, competências, resultados atingidos e o seu objetivo nesse momento da sua carreira. Inclua um breve relato das suas qualificações e liste os motivos e conhecimentos que o fazem exercer a profissão.
4 – Sobre as experiências profissionais: Essa é uma das partes mais importantes do currículo. É preciso tratá-la com atenção especial. Comece informando sua experiência profissional mais recente até a mais antiga, incluindo o cargo ocupado e a duração da experiência com ano de começo e fim. Além disso, insira uma ou duas linhas de texto apresentando a empresa e sua presença no mercado ao lado e cada período da sua atuação. Em seguida resuma suas principais atividades desempenhadas, bem como resultados atingidos e responsabilidades, sempre com foco para as necessidades da vaga que está concorrendo.
Para profissionais que atuam com Design e Criação, ter uma apresentação do seu portfólio de trabalho é um diferencial. Pode ser feita no formato de site ou blog.
5 – Formação acadêmica, cursos extracurriculares: Descreva, de forma sucinta, seus cursos de graduação e pós-graduação. Use sempre a ordem do mais recente para o antigo. Conhecimentos em informática, certificações e treinamentos na sua área de atuação mostram seu interesse no contínuo desenvolvimento profissional, o que é muito valorizado pelas empresas.
Idiomas: O conhecimento em outros idiomas faz parte dos investimentos mandatórios para quem deseja assumir cargo de Alta Gerência. Com a facilidade de conectar profissionais em diversos países, a habilidade no uso do Inglês e Espanhol é um diferencial no mercado e forte aliada. Lembre-se sempre de indicar o seu nível de fluência, que pode ser básico, intermediário ou avançado. Seja verdadeiro nesta informação. Perceber seu real nível de conhecimento é muito simples e pode lhe colocar em uma situação constrangedora ainda no momento da entrevista.
Trabalhos voluntários: Atividades que colaboram com a sua comunidade ou causa pessoal são, a cada dia, mais valorizadas para profissionais de todos os níveis hierárquicos. Mostram preocupação com o bem-estar do próximo e o desenvolvimento da empatia, habilidade fundamental em tempos de crise.
6 – Colocar foto ou não? Essa é uma das principais dúvidas que recebemos. Há alguns anos, era uma exigência das empresas colocar fotos anexadas ao conteúdo. Hoje isso não é mais necessário. No entanto, tome cuidado com sua foto de perfil em suas redes sociais, principalmente no Linkedin, pois a rede sempre será consultada.
Nas suas redes sociais, inclusive Whatsapp, insira uma foto com boa qualidade, em um fundo preferencialmente neutro. Selfies ou fotos descontraídas estão fora de cogitação. Essa será sua imagem profissional para a empresa, por isso, mantenha uma expressão e aparência formais.
7 – Cuidados com os erros de português e ortografia: Nada mais comprometedor para um profissional do que apresentar um currículo com erros de português! Invista em uma revisão detalhada de todo o seu currículo. De acordo com o livro Carreira e Pós-Carreira, de Adilson Mirante, presidente da M1 Alta Gerência, “…O currículo não reflete apenas a formação e a experiência técnica, mas é o retrato de sua personalidade. A construção de uma carreira é a construção de uma vida, é fruto de suas opções, erros e acertos profissionais e pessoais”.
Saber se vender e valorizar suas experiências do passado é fator fundamental para seu sucesso.
Reveja hoje mesmo seu currículo e deixe planejado seus próximos passos na carreira.
Sobre Carla Falcão
Especialista em mídias sociais, LinkedIn, Carreira e Negócios, Carla Falcão, que também é palestrante, há sete anos orienta executivos de alta gerência a usar essas ferramentas para reforçar e incrementar a vida profissional e o empreendedorismo. Publicitária, tem no currículo mais de 400 Workshops, palestras e aulas realizadas e mais de 4 mil alunos treinados em cursos individuais, em grupos ou nas empresas em formato InCompany; faz mentoria em Carreira para o Sebrae-SP;
Empreendedora, quando a maternidade chegou, em 2014, abraçou novas frentes de trabalho e desde então, em paralelo à atividade anterior, é também consultora para novas mães “relutantes” a respeito da sequência da vida profissional. É idealizadora da rede Social Mom, que conecta mães que já empreendem ou querem iniciar algo. O grupo fomenta cursos, congressos e ajudam mulheres a gerar negócios.