Prefeito José Auricchio Júnior apresenta a minuta que autoriza o inicio das obras- Fotos Letícia Teixeira/PMSCS

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, o diretor geral da FUABC, Guilherme Crepaldi Esposito, e o representante da construtora RA Engenharia e Serviços Eireli (responsável pela obra), Ailton Luciano Bonifácio, assinaram nesta terça-feira (10/10) a Ordem de Serviço para obras de adaptação do prédio onde funcionará o Super Centro da Saúde, na Avenida Dr. Augusto de Toledo, 809, Bairro Santa Paula.

A obra terá investimento de R$ 1,2 milhão e prazo de conclusão de 90 dias. O espaço comportará quatro serviços de saúde: Banco de Sangue, Núcleo de Atenção ao Obeso, Centro de Imunização e Núcleo de Educação Continuada.

“A Saúde tem uma demanda crescente. Temos cada vez mais pessoas utilizando o sistema. Com isso, precisamos oferecer serviços com cada vez mais qualidade. Deixo aqui, com muita tranquilidade, a certeza de que esse é um caminho sem volta na reorganização do setor. Os investimentos e a criação de novos serviços são permanentes”, explicou Auricchio.

“É um grande sonho ver a Saúde crescendo cada vez mais e atendendo melhor a população. Vamos centralizar o estoque das vacinas junto com o Centro de Imunização, atender clinicamente no mesmo espaço os pacientes do Núcleo de Atenção ao Obeso, oferecer mais conforto às pessoas que doam sangue e ter um espaço adequado para realizar nossas capcitações. Juntamos serviços de extrema importância em um mesmo espaço”, afirmou Regina Maura.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone participou do ato solene

Centro de Imunização

Embora todas as Unidades Básicas de Saúde tenham salas de vacinação, o Centro de Imunização, hoje localizado na USCA, é o que recebe mais pacientes por mês – são cerca de 2,2 mil atendimentos. No novo espaço a capacidade mensal deve ser ampliada para 4,5 mil. Outro benefício será a centralização de todo estoque de vacinas, 16 câmaras frias, que hoje está localizado no Complexo Hospitalar de Clínicas, bem como o estoque de insumos.

Núcleo de Atenção ao Obeso

O grupo realiza hoje reuniões online e os atendimentos com a equipe são direcionados para espaços de saúde. Com a inauguração do novo espaço, o atendimento será presencial e centralizado para os integrantes do GSD (Grupo de Saúde Diária), que conta hoje com 230 integrantes, assim como as consultas com a equipe de médico cirurgião do aparelho digestivo, nutricionista e psicólogo.

Banco de Sangue

O serviço que funciona atualmente na Rua Peri vai aumentar em 20% a capacidade de atendimento. Além disso, a localização privilegiada, próxima ao Centro, deve facilitar o acesso dos doadores. Hoje o Banco de Sangue recebe cerca de 713 doadores por mês.

Núcleo de Educação Continuada

O grupo realiza capacitações aos profissionais de Saúde que atuam na rede. De janeiro a setembro foram capacitados mais de 4,5 mil colaboradores, entre enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, agentes comunitários de Saúde e áreas de apoio.