Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, finalizou o calendário do Junho Verde com a última etapa da EcoAção, em parceria com o Colégio São José. A atividade começou na unidade de ensino, passando pelo Condomel do Paço, e foi finalizado na base da equipe ambiental.
Durante o evento, os alunos entregaram materiais recicláveis que serão encaminhados à Cooperpires. O cronograma da EcoAção, uma série de cinco atividades que ocorreram ao longo desse mês, tem por objetivo conscientizar e incentivar práticas sustentáveis entre os estudantes, bem como promover a cooperação entre eles.
Coordenada pelo Departamento de Gestão Ambiental da Prefeitura, a iniciativa englobou temáticas como Limpeza, Economia de Energia, Hortas Sustentáveis, Recicláveis Criativos e Materiais Recicláveis. Esses temas foram abordados em diferentes momentos, buscando ampliar o conhecimento sobre a importância da preservação ambiental e da adoção de práticas que contribuam para a sustentabilidade com atividades teóricas e práticas.
A ação será finalizada no segundo semestre com cada sala realizando uma apresentação das ações para toda a escola. Para finalizar o dia, os alunos participaram de uma palestra com o Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-estar Animal.
A secretária da pasta, Andreza Araújo, ressaltou a relevância da parceria entre o setor público e privado para promover a educação ambiental de forma efetiva. Segundo ela, “a colaboração entre a Prefeitura e o Colégio São José fortalece o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente. É fundamental que instituições educacionais e o Poder Público trabalhem em conjunto para alcançarmos resultados positivos e duradouros”.
Com a conclusão das atividades do Junho Verde, a Prefeitura reafirma o compromisso com a conscientização ambiental e busca estimular ações sustentáveis no município, contando com a participação ativa da comunidade e o apoio de parceiros estratégicos para promover a preservação do meio ambiente e construir um futuro mais sustentável.