No Dia Nacional do Turismo (8), a Aethal e Sehal (Associação e Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação da região do ABC) sugerem que a data seja usada para buscar e dar visibilidade ao setor na Região, tanto no viés corporativo quanto no de lazer. Beto Moreira é presidente de ambas as instituições e Paulo Tinoco, secretário geral da Aethal.
Para os executivos, o Grande ABC está inserido nesta data e as instituições contribuem para projetar e impulsionar o segmento em todos os seus aspectos, para os que visitam as sete cidades a negócios e para os que buscam desfrutar dos atrativos naturais.
Paulo Tinoco lembra que Diadema tem um polo considerável de indústrias da área de cosméticos, desde os pequenos aos grandes empreendimentos, e que ainda formam uma cadeia de fornecedores ao seu redor.
“As empresas recebem executivos e técnicos de diversas regiões do País. Ou seja, eles vêm pra cá e ajudam a estimular o setor. Durante o tempo que permanecem aqui, eles compram, consomem e gastam localmente. Ou seja, indiretamente contribuem para manter e gerar renda”, comenta.
No entanto, ele considera que é preciso avançar. “Esperamos fazer parcerias, despertar o interesse de agentes políticos, empresariais e até da sociedade civil. E assim mostrar que o turismo existe na nossa Região”, disse.
Apesar de tudo, Tinoco disse que o contato com agentes públicos do turismo tem revelado o aumento de fluxo de pessoas e de produção de eventos.
“Paranapiacaba e Ribeirão Pires têm se destacado com a retomada de eventos. Na área da gastronomia, vemos novas casas em vários locais como na Rua das Figueiras e entorno, sem contar outros locais como São Bernardo e São Caetano Há esperança que estamos voltando, retomando e avançando, mas ainda é preciso mais diálogo”, critica.