Já está nas ruas a nova campanha de comunicação visual da Prefeitura de São Bernardo para combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. As peças de 2023 alertam para a necessidade do envolvimento de toda a população na prevenção e eliminação dos possíveis focos e criadouros do inseto, especialmente, no período do verão, que vai até março.
São Bernardo foi um dos primeiros municípios a aderir ao Programa de Combate à Dengue no ano de 1999, ou seja, há 24 anos. Desde então, as ações de combate e prevenção à dengue e às demais arboviroses são permanentes e realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) durante o ano inteiro, com mutirões para eliminar os possíveis criadouros e ampliar a conscientização da população quanto às medidas preventivas, feitos em regiões mais propícias ao mosquito.
Para o prefeito Orlando Morando, ações de combate garantem maior efetividade na redução no número de casos. “Prevenir a dengue é responsabilidade de todos. Precisamos conscientizar toda a população e impedir que os focos da doença sejam formados, especialmente nesta época de chuvas mais frequentes quando a possibilidade de acúmulo de água parada acaba sendo maior”, ressaltou.
SEMANA MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO – A campanha de combate do Aedes contará ainda com força-tarefa multisecretarial. Para isso, as equipes do CCZ preparam a Semana Municipal de Mobilização contra as arboviroses entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, com ações intensificadas no trabalho de identificação e combate ao mosquito, incluindo ampliação das vistorias domiciliares por diversos bairros.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, é a soma destes esforços que mantém as doenças em controle no município. “Nesta proposta envolvemos todas as áreas da Administração, como a Educação, Serviços Urbanos, Cultura, entre outras, que nos ajudam a multiplicar a mensagem da campanha”, explicou.
BALANÇO – Em 2022, as equipes de agentes comunitários epidemiológicos vistoriaram um total de 449.821 imóveis. Nas abordagens, foram detectados e eliminados 776 focos do mosquito entre domicílios, estabelecimentos comerciais e indústrias, vias e praças.
Confira algumas dicas sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti:
• Coloque areia nos vasos de plantas
• Guarde pneus em locais cobertos
• Tampe bem a caixa-d´água
• Deixe garrafas viradas para baixo
• Limpe as calhas
• Tampe lixeiras e amarre os sacos de lixo
Em caso de denúncias sobre focos do mosquito ou dúvidas sobre arboviroses, basta ligar para os números (11) 4365-3349 / (11) 4367-3306 / (11) 4368-8153.