A Prefeitura de Ribeirão Pires instituiu o Programa Cicloturismo, conforme Lei nº 6.806/22. O programa tem como objetivos incentivar o uso de bicicleta, com a criação de rotas que promovem a melhoria da saúde e bem-estar, do lazer e da valorização da cultura, natureza e dos atrativos turísticos da Estância.
O projeto Cicloturismo integra um pacote de ações de incentivo às práticas esportivas e fortalecimento do setor turístico. A ação une atividades da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SEJEL).
Ribeirão Pires já deu início ao traçado de rotas cicloturísticas disponíveis para consulta e navegação pela plataforma Wikiloc, alimentada pela secretaria de Esportes. Ao todo, estão disponíveis 31 trilhas, sendo 15 destinadas a prática de Bike de Montanha e quatro outros trajetos destinados para Bike de Estrada. Também há trilhas para a prática de Off-Road, Trekking e Moto Enduro.
Ciclistas podem ter acesso à plataforma Wikiloc, escaneando o QR Code disponível no Marco Zero, ponto de encontro e fomento ao esporte na natureza. Localizado ao lado CTT Vereador João Netto, no Complexo Ayrton Senna (avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – região central da cidade), o Marco Zero possui painel com mapa da cidade e indicações de pontos turísticos da Estância.
Bike Service – Dentre as ações de fomento ao ciclismo, a Estância possui Pontos de Apoio ao Ciclista (PAC), que dispõem de equipamentos para manutenção de bikes.
Os PACs estão disponíveis em três locais: Marco Zero (dentro do Complexo Ayrton Senna, em frente à SEJEL); na Câmara de Vereadores; e na sede do Desenvolvimento Regional de Ouro Fino, departamento ligado à Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA).