Mobilização faz parte da campanha nacional da Sociedade Brasileira de Reumatologia em parceria com a Sociedade Paulista para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças reumáticas

Reumatologistas da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR), em ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e com associação de pacientes, estarão na Av. Paulista, no dia 16 de outubro (domingo), para informar e conscientizar a população sobre as doenças reumáticas, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce. A ação, gratuita e aberta a toda população, e será realizada das 10h às 14h, no Pátio do Shopping Center 3, Av. Paulista, 2064, Bela Vista/SP. 

Os médicos e profissionais envolvidos na campanha distribuirão cartilhas e tirarão dúvidas sobre as principais doenças reumáticas, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, fibromialgia, artrose, osteoporose, gota, espondiloartrites, Síndrome de Sjögren entre outras. A iniciativa tem apoio do GRUPAR-BR (Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasileiro), do GRUPASP (Grupo de Pacientes Reumáticos de São Paulo), do Grupo EncontrAR e da Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Doenças Raras. Atores também farão interações com o público no local. A ação tem o apoio da Pfizer, que criou um site para a campanha.

O alerta também abordará os mitos sobre as doenças reumáticas, como o “reumatismo” sendo uma doença única e que só acomete idosos; “O termo reumatismo usado popularmente, na verdade se refere a mais de 120 doenças reumáticas que atingem mais de 15 milhões de brasileiros e cerca de 1 a cada 500 crianças”, esclarece a presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia, Dra. Nafice Araújo, que também estará presente na ação da Av. Paulista, em São Paulo.

As doenças reumáticas afetam o aparelho locomotor, atacando ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Em geral, provocam muitas dores, e podem se manifestar em órgãos como olhos, pulmão e coração. As doenças reumáticas representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e também de aposentadorias por invalidez.

“Dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista”, afirma Dr. Marco Antonio Araujo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

A presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia, Dra. Nafice Araújo, lembra que doença reumática é doença de qualquer idade, afeta crianças, adolescentes, adultos e idosos. Mesmo sem cura, muitas das doenças reumáticas podem ser controladas de forma eficaz, com uma intervenção precoce. “A ação do dia 16/10 será uma oportunidade muito importante de diálogo com a população nas ruas. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida do paciente, com tratamento adequado e controle da doença”, explica.

DADOS:

  • Mais de 15 milhões de brasileiros sofrem com doenças reumáticas
  • Estima-se que 1 a cada 500 crianças também
  • Ao menos 20% da população adulta mundial sofre com dores crônicas e incapacitantes (temporárias ou permanentes) que podem ter origem nas doenças reumáticas
  • Dor nas costas é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum
  • Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa da vida.
  • Artrite reumatoide: doença reumática, inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões de brasileiros
  • A artrite reumatoide é mais prevalente entre mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças.