De uma humilde loja com 20 metros quadrados em Assis, no interior de São Paulo, para outra com mais de 200 metros quadrados logo ali, na International Drive, em Orlando, em um dos pontos mais valorizados do mundo. Essa é a trajetória de Cleusa Maria da Silva e sua Sodiê Doces. Com o objetivo de contar mais detalhes desta novidade inaugurada no último dia 12 de outubro, além revelar detalhes de como virou inspiração na teledramaturgia, Cleusa nos recebeu em uma entrevista exclusiva no dia 22 de outubro na capital paulista.
Sobre a primeira Sodiê Doces além de nosso território, a empresária explica que uma série de estudos logísticos foram feitos com o intuito de manter exatamente o mesmo padrão de sabor consagrado nas unidades brasileiras, com o acréscimo de ingredientes mais próximos dos consumidores locais. Para tanto, o primeiro passo foi investir mais de um ano de trabalho e pesquisas entre os dois países até que ficasse bem claro todos os passos da burocracia americana, tão complexa quanto a nossa. Hoje, conforme Cleusa revela, essas questões já foram dominadas, tanto que a próxima meta é abrir uma loja em Nova Iorque.
“Quero agradecer a recepção que a gente teve em Orlando. Agradecer cada cliente que da minha loja, que tanto em Assis, com 20 metros quadrados, quanto em Orlando, com 200, esteve e permanece ao nosso lado. Considero isso uma coisa extremamente importante. Eu não seria ninguém se não fosse a minha família, os meus amigos e os meus clientes. Graças a eles nós temos hoje mais de 90 sabores, além de 12 zero açúcares”, declara Cleusa.
Sobre o fato de ter sido inspiração para “A Dona do Pedaço”, a empresária revela que há mais ou menos dois anos uma equipe da Rede Globo procurou-a com um convite para que sua história de vida fosse representada em uma novela. “A trama seria sobre bolos e eles queriam uma história de inspiração. A personagem começa de baixo, bem pobre e vence. Eu autorizei, mas de fato não acreditei que isso pudesse ir além. Passados uns dois anos uma cliente me liga, falando que estava lendo uma matéria sobre uma novela inspirada na minha trajetória profissional. Só na trajetória profissional, vale ressaltar. A parte de bang bang é por conta da trama”, afirma Cleusa, com ótimo humor.
Ainda sobre a novela, um bolo de maneira especial foi pensando para sair das telinhas e ganhar o paladar de todos os expectadores, com todo o capricho da Sodiê. É o chamado Bolo Mágico, que nasceu na família do autor do folhetim, Walcyr Carrasco, pelas mãos de sua avó, e hoje pode ser adquirido pelo iFood exclusivamente com esse nome, ou dentro de uma das mais de 314 lojas físicas com a identidade de bolo de canela. “A ideia é promover um crescimento de 10% a 20% nas vendas nessa parceria com o ifood”, finaliza a brasileira que pedaço a pedaço está ganhando o mundo. Atualmente a Sodiê está em 13 estados brasileiros, mais o Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará.