A Prefeitura de São Bernardo homenageou, na manhã desta quarta-feira (20/7), Guardas Civis Municipais (GCM) por atuações em ocorrências que se destacaram no mês de junho. Dois agentes foram condecorados por capturar dois sujeitos que haviam roubado um munícipe. Uma terceira guarda recebeu certificado de menção honrosa por acumular mais de duas décadas de dedicação à corporação.
Em 12 de junho, os GCMs Saturnino Barbosa dos Santos (Supervisor) e Ricardo Kindlmann Alves (3ª Classe), estavam em patrulhamento pelo Centro quando foram parados por um morador que solicitou ajuda e informou ter sido vítima de roubo, momentos antes, por dois indivíduos. A vítima informou que os criminosos levaram sua mochila com pertences pessoais, além de uma jaqueta e um tênis.
Após colher as características dos dois suspeitos, os agentes informaram os fatos ao CIM (Centro Integrado de Monitoramento) e saíram em diligência nas imediações à procura dos indivíduos. Durante o patrulhamento, os guardas avistaram dois suspeitos com características semelhantes às passadas pela vítima e procederam com a abordagem, encontrando os pertences pessoais descritos pela vítima. Dessa forma, conduziram os indivíduos ao 1º DP, onde foram presos.
A atuação da dupla no caso rendeu a entrega do certificado de ocorrência de destaque. Durante a cerimônia, Kindlmann Alves foi representado por sua supervisora.
Já a GCM Supervisora Celene Medeiros da Rocha, que acumula 22 anos na corporação, foi escolhida como “GCM do mês”. Nos últimos anos, Celene (que possui licenciatura plena e bacharelado em Educação Física, licenciatura em Pedagogia e pós-graduação em Direito Educacional, Atividade Física para grupos especiais e Nutrição Funcional) tem contribuído efetivamente para a formação de GCMs, ministrando disciplinas e palestras, como condicionamento físico e qualidade de vida, educação física operacional, língua portuguesa, prevenção ao suicídio e valorização da vida.
“Nós temos a consciência de que a função que vocês GCMs exercem é a mais difícil. Vocês é que sempre estão na linha de frente do combate ao crime na cidade e nem sempre têm o reconhecimento da sociedade. Por isso, essa solenidade é simbólica, porque é um agradecimento formal das autoridades, sobretudo da gestão do prefeito Orlando Morando, a toda essa dedicação”, frisou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.