Prefeito Orlando Morando faz vistoria no Ribeirão dos Couros - Foto Ricardo Cassin

As obras do primeiro trecho da nova Marginal Ribeirão dos Couros, no bairro Jordanópolis, entraram na fase final. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou, na tarde desta quinta-feira (14/07), o canteiro de obras do novo eixo viário que ligará a Avenida Piraporinha, na divisa com Diadema, ao Corredor ABD.

Durante a visita ao local, os técnicos da empresa responsável pelas intervenções garantiram ao prefeito que o primeiro trecho da via, de cerca de 400 metros, será concluído até agosto, no mês de aniversário de São Bernardo. “Essa via vai da altura do Extra Anchieta, passa por todo o Jordanópolis e vai parar na Avenida Piraporinha, onde o eixo se ligará à futura ponte estaiada, que também já iniciamos as obras. Esse é um dos presentes que vamos entregar à cidade”, frisou o prefeito.

A primeira etapa consiste na ligação da Avenida Engenheiro Otávio Manente, que faz conexão com o Corredor ABD, com a Avenida São Paulo. A extensão total da via, até a Avenida Piraporinha, é de 1,2 quilômetro e, segundo a empresa que gerencia as obras, esse trecho final, de aproximadamente 800 metros, será entregue em dezembro.

Iniciadas em janeiro, as obras de implementação da nova Marginal marcam a segunda etapa do projeto e começaram tão logo o primeiro passo, a canalização do Córrego Ribeirão dos Couros, foi concluído.

Morando e engenheiros durante a visita ao Ribeirão dos Couros – Foto Ricardo Cassin

Ao todo, a Marginal Ribeirão dos Couros terá seis pistas de rolamento, sendo três em cada sentido, além de uma ciclovia. O investimento da administração é de R$ 95 milhões, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. “Essa obra faz parte de um amplo pacote de investimentos em mobilidade que a administração tem feito e que deverá revolucionar o eixo São Bernardo-Diadema e o fluxo do trânsito para quem segue para os bairros Paulicéia e Taboão”, explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

PACOTE – Outra intervenção que deverá otimizar ainda mais o trânsito nessa região é a construção da Ponte Estaiada. Serão duas pontes com 400 metros de extensão cada e ligarão a Avenida Robert Kennedy à Marginal Ribeirão dos Couros. As intervenções já começaram e somam mais R$ 133,3 milhões em investimentos, com aporte do município e do governo do Estado.