Anúncio contou com a presença de autoridades políticas e profissionais de saúde. Foto: Celso Lima/Revista Unick
Anúncio contou com a presença de autoridades políticas e profissionais de saúde. Foto: Celso Lima/Revista Unick

Na manhã de hoje, 10/06, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando assinou a ordem de serviço para a implantação de um novo espaço importante para a saúde: o Hospital Municipal de Olhos. O investimento na implantação do equipamento será de R$ 5 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além do prefeito, o evento contou com a presença do vice-prefeito, Marcelo Lima; diversos vereadores da cidade e profissionais da saúde. Dentre eles, o secretário municipal de saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Em seu discurso, Morando frisou que este é um passo extremamente importante para a população. “Nós temos o Hospital de Clínicas, Hospital Anchieta, HMU e o Hospital de Urgências. O Hospital de Olhos será o quinto  inaugurado na cidade, e com ele podemos desonerar o HC, que é onde fazemos as cirurgias de cataratas atualmente”, comentou o prefeito.

Euipamento deve ser entregue em 10 meses. Foto: Celso Lima/Revista Unick

O chefe do Executivo afirmou que o novo equipamento deve ser inaugurado em dez meses, provavelmente no primeiro trimestre de 2023. “Não queremos ver nossa população enxergando mal. Precisamos tirar o trauma que a população tem do passado, quando foi realizado um mutirão de catarata e muitos perderam a visão”, relembrou Morando.

Localizado na Rua Kara, 207, no Centro, o edifício antes pertencente ao parque Cidade da Criança foi desmembrado para ser totalmente reformado, para a nova funcionalidade, e terá sua área construída ampliada em 240 m² para atender o programa assistencial e as adequações de acessibilidade. Quando entregue, o espaço contará com área construída de aproximadamente 2 mil m².

A partir da implantação do hospital, todos os procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, serão realizados pelo município, inclusive com a ampliação da oferta e redução da demanda ao Hospital de Clínicas, conforme relata o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “Hoje, os serviços ofertados são descentralizados: as consultas são realizadas nas duas Policlínicas e as cirurgias são realizadas no Hospital de Clinicas e em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC.

O futuro Hospital Municipal de Olhos contará com oito consultórios, três salas de exames, sala de laser, área de preparo do paciente, três salas para pequenos procedimentos, uma sala de cirurgia, salas de espera principal, ambulatorial e de diagnóstico, além de recepção.

Por fim, o prefeito comentou que o novo Hospital deverá dobrar o número de atendimentos oftalmológicos, que atualmente chega a 4 mil anuais. “Vamos passar de 8 ou 10 mil procedimentos”, concluiu.

Política

Quando perguntado sobre as eleições , Morando disse que após a desistência de Doria, é estranho o PSDB não ter lançado um candidato próprio, mas que o apoio a candidatura da senadora Simone Tebet, do MDB, é natural já que os partidos são aliados. No entanto, destacou que o candidato a vice-presidência será indicado pelo PSDB.  “Nós queremos apresentar ao Brasil uma opção de centro, uma terceira via para que os eleitores saiam polarização que há entre os candidatos de direita e de esquerda”, comentou o prefeito.