O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alves Dias está de cara nova. Com capacidade para fazer 400 atendimentos socioassistenciais por mês, a unidade passou por ampla reforma e ampliação.
“Os CRAS cumprem um importante papel, especialmente neste momento que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus. Neste período, a Prefeitura fez ações importantes para o atendimento à população em alta vulnerabilidade social, como o envio de cestas básicas e o Cartão Merenda. Agora, com a entrega deste espaço totalmente recuperado, tenho certeza de que iremos garantir melhorias nos serviços prestados”, afirmou prefeito Orlando Morando.
Centro passou por ampliação
A unidade passou por ampla reforma estrutural, bem como ampliação do número de salas, obras de acessibilidade, revitalização da quadra esportiva e troca do telhado. Além de atender moradores deste bairro, o novo CRAS beneficiará munícipes dos bairros Assunção, Cooperativa, Independência, Planalto e Jordanópolis. O investimento foi de R$ 497,5 mil, com recursos municipais e do Governo Federal.
Rede assistencial
O Sistema Único de Assistência Social de São Bernardo atende mais de 37 mil famílias em alta vulnerabilidade social. Composto por cinco unidades, o CRAS é responsável por executar programas e projetos sociais desenvolvidos pela União, Estados e Municípios.
Nesses locais, os servidores da Secretaria de Assistência Social realizam o acolhimento das famílias atendidas, permitindo maior integração da rede socioassistencial e agilizando o encaminhamento delas à rede de serviços. Além disso, o CRAS também promove ações socioeducativas com grupos de famílias inseridas nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Além desta unidade no Alves Dias, a Prefeitura de São Bernardo entregou uma nova sede no bairro D.E.R.