O Ministério da Saúde informou que vai prorrogar, por mais 30 dias, a ajuda de custos para a manutenção de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) dada a estados e municípios.
A decisão vem após pedido dos prefeitos das sete cidades, reunidos em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal em 11 de janeiro, reforçado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pelo Fórum Nacional de Governadores.
No ofício enviado à pasta, o colegiado de prefeitos solicitou a liberação dos recursos como medida de urgência para assegurar o atendimento à população do ABC.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que a prorrogação abrange o custeio para 14.254 mil leitos de UTI covid-19 adulto e pediátrico em todo o país.
O presidente da entidade e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que o colegiado de prefeitos continuará unindo esforços para ampliar a capacidade de atendimento na região.“Vamos seguir trabalhando em busca de avanços que façam a nossa região vencer a Covid-19. Juntos, vamos superar a pandemia”, afirmou Serra.