O Museu Histórico Municipal de Ribeirão Pires, sediado no Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, recebeu 1.580 visitantes em 2021. Neste período, além de recepcionar turistas de todo o Brasil, como Bahia, Minas Gerais, Rondônia e Espírito Santo, o museu também contou com visitas internacionais, como da Bolívia, Peru, Venezuela, Canadá e Japão.
Em comparação à última análise do Livro Anual de Visitação do Museu Histórico, realizada entre abril de 2019 a março de 2020 (período em que não havia pandemia da Covid-19) o museu registrou um aumento de 58,3% nas visitas.
Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, o Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, localizado na Rua Miguel Prisco, 286 – Centro, dispoẽ de um acervo repleto de obras, documentos e objetos que contam a história da Estância desde o século XIX.
“Em 2021, o setor de museus esperava uma quantidade menor de visitantes em relação a 2020 por conta do agravamento da COVID em todo o país, mas tivemos uma boa surpresa com a retomada do turismo em Ribeirão Pires. Sem dúvida, a boa condução do Governo Volpi na área da Saúde ajudou a divulgar a cidade como uma das primeiras a ser imunizadas com a vacina. As pessoas se sentiram mais seguras para conhecer o museu. Acredito que isso foi o grande diferencial para chegarmos a este resultado”, declarou o Dirigente do Museu Municipal, Marcílio Duarte.
A fim de mensurar a capacidade turística e cultural do museu e segmentar as suas ações de difusão para identificar onde é possível melhorar, o Centro de Exposições envia um Formulário de Visitação Anual (FVA) para o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).