Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira, 29/09, oficilializou que São Bernardo está entre as 87 cidades contempladas no programa habitacional “Nossa Casa”, do Governo do Estado. A iniciativa irá promover o investimento de R$ 1,1 bilhão, sendo que o município receberá o aporte de R$ 15 milhões para a construção de 100 unidades habitacionais no bairro Areião.
“Agradeço ao governador João Doria por mais esta parceria com São Bernardo, que, só neste ano, já trouxe o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), a Rede Lucy Montoro, recursos para a construção da 1ª ponte estaiada de São Bernardo e do 2º Bom Prato, no bairro Assunção, além da implantação do Centro de Excelência Esportiva. Com esses recursos, serão construídas moradias dignas que levarão mais qualidade de vida e segurança aos moradores do bairro Areião”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
Nesta parceria, a Prefeitura cederá o terreno e será responsável por toda a infraestrutura externa, como pavimentação e implantação de redes de água e esgoto. Enquanto o Governo do Estado, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que elaborará o projeto, fará a licitação e executará a obra. Os beneficiários serão famílias do bairro Areião a serem indicados pela Secretaria de Habitação. As obras têm previsão de serem iniciadas no começo de 2022.
Novo sistema viário
Além das 100 unidades habitacionais previstas no bairro, o Areião também ganhará um novo sistema viário, com oferta de rota alternativa à Rodovia Anchieta e interligação ao Jardim Silvina, por meio da Rua Padre Leo Comissari.
Programa Habitacional
Desde 2017, a Prefeitura já realizou a entrega de mais de 1.492 moradias nos conjuntos habitacionais Residencial Novo Jardim Regina, Parque São Bernardo, Jardim Silvina, Divinéia/Pantanal, Vila Esperança e Capelinha.