Reunião mensal do Conselho de Segurança Municipal. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
Reunião mensal do Conselho de Segurança Municipal. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Nesta quinta-feira, 09/09, São Caetano, por meio da Seseg (Secretaria de Segurança), realizou no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), mais uma reunião mensal do Cosem (Conselho de Segurança Municipal).

Foram realizados testes do novo caminhão do Corpo de Bombeiros. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Estavam presentes o secretário da Seseg, Jorge Martins Salgado, o assessor coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Luiz Antônio Dantas Valente, o comandante da GCM, Claudinei da Silva Magalhães, a subcomandante do 8º GB (Grupamento de Bombeiros), major Cynthia Montanheiro de Godoy Cicerelli, o comandante dos Postos de Bombeiros de São Caetano, 1º tenente PM Diogo José da Silva, representantes da sociedade civil, do Poder Público municipal e as Forças de Segurança como Polícia Militar e Polícia Civil.

“Mês a mês, convidamos as instituições de segurança para expor aos representantes civis, o trabalho desempenhado por elas, seus objetivos e atribuições. Hoje, convidamos o Corpo de Bombeiros para apresentar suas atividades operacionais. Na oportunidade, a Major Cynthia e o Tenente Diogo nos comunicaram da chegada de um novo equipamento, que é um caminhão auto escada magirus, de 38 metros de altura, que viabiliza o acesso em estruturas verticalizada, como por exemplo prédios e galpões, ampliando a segurança do nosso município”, enfatizou o secretário de Segurança Jorge Salgado.

Objetivos

O Cosem é um órgão de assessoria da Administração Municipal de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Seseg (vigência de dois anos), que tem como atribuição e objetivos de propor ações integradas, de natureza preventiva e assistencial que visem a prevenção da violência no município, implementar ações com objetivo de estimular a participação da sociedade civil organizada em projetos que visem a realização de medidas de prevenção ao crime, receber sugestões da comunidade relativas à segurança encaminhando as propostas aos órgãos competentes, apoiar programas desenvolvidos pelos demais órgãos públicos ou pela sociedade civil organizada relativos à segurança.