A oficina ‘Documentários Caseiros’ é a atração desta semana do Projeto Oficina, parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André com o Museu da Imagem e do Som, através dos Pontos MIS. A atividade, com o cineasta Lucas Gervilla, será nos dias 16, 18 e 20 de agosto, às 19h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Classificação: 16 anos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo Sympla.
‘Documentários Domésticos’ é um mini-curso com seis horas de duração no qual os participantes entrarão em contato com métodos de produção audiovisual voltados ao cinema documentário. A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa, em respeito às orientações de distanciamento social, com o uso de equipamentos e acessórios de baixo custo. Também serão abordados princípios básicos de edição e montagem.
O principal objetivo da oficina é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas histórias. A partir das gravações feitas pelos participantes será realizado um mini-documentário coletivo, sobre um tema a ser decidido em conjunto. Ao final os participantes estarão aptos a produzir pequenos documentários.
Cronograma
No encontro desta segunda-feira, 16/08, será feita uma breve introdução ao documentário. Os participantes decidirão o tipo de documentário que querem fazer e que histórias querem contar. Também serão mostrados os equipamentos básicos para filmagem doméstica e os principais tipos de enquadramento.
O segundo encontro, no dia 18, abordará as técnicas para filmagem, ajustes nos equipamentos e noções básicas de som e gravação de entrevistas. Depois deste encontro os participantes terão como tarefa gravar material que será editado.
Já no dia 20, o encontro reunirá o material para edição, tratará de noções básicas de edição e editará o conteúdo produzido pelos participantes. Os organizadores lembram que não serão necessários equipamentos especiais. A idéia é utilizar o que tiver à disposição.
Sobre o professor
Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longa-metragens, “Ruinoso” e “Fora da Capital”.
A Escola Livre de Cinema e Vídeo é um projeto da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. O espaço oferece um curso livre e gratuito na área de audiovisual. Trabalha com recursos digitais e com produção de baixo orçamento e busca a vivência prática e artística desta linguagem
Serviço
Projeto Oficina – Documentários Caseiros, com Lucas Gervilla – Parceria Escola Livre de Cinema e Vídeo e Museu da Imagem e do Som (MIS) através dos Pontos MIS
Dias 16, 18 e 20 de agosto, 19h
Oficina gratuita transmitida ao vivo pela plataforma Zoom
O link de acesso às aulas e o certificado serão enviados no endereço eletrônico cadastrado na plataforma Sympla no ato da inscrição em:
Mais informações: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br