Garantir padrões de produção e de consumo sustentáveis é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) listados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, documento com 17 objetivos globais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade.
Para incentivar a criação de políticas públicas que alcancem o consumo e a produção responsáveis, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta terça-feira (29/6), uma palestra online sobre o tema. O evento foi uma iniciativa do Procon Consórcio ABC, em parceria com a Fundação Procon-SP.
Na abertura do encontro, o secretário estadual de Defesa do Consumidor e diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, defendeu a importância das boas práticas para a defesa do consumidor, ressaltando a necessidade de se agir com o bom senso e o dever de alcançar a eficiência e a eficácia.
“Unindo conhecimento teórico com ação efetiva e prática, nos aproximando do consumidor, encarando com bom senso as relações de consumo e os problemas e agindo com eficácia conseguiremos melhores resultados nessa área”, disse Capez.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, agradeceu a parceria do instituto com a entidade regional para a viabilização do Procon Consórcio ABC.
Sobre
“O Procon-SP é um grande parceiro do Grande ABC, especialmente diante das dificuldades enfrentadas por conta da pandemia, com grande contribuição para os trabalhos desenvolvidos pela Escola de Governo e Desenvolvimento Regional”, afirmou Acacio Miranda.
Com mediação do diretor de Relações Institucionais do Procon-SP, João Bôrro, o evento abordou questões como a origem e importância das boas práticas nas relações de consumo e o papel dos órgãos de Defesa do Consumidor para manter o equilíbrio econômico e a justiça social.
Participaram do encontro a diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Claudia Lima Marques; Vitor Morais de Andrade, vice-presidente do Instituto de Pesquisa da Sociedade e Consumo; e Juliana Pereira da Silva, especialista em Direito do Consumidor; Ana Cândida Muniz Cipriano, especialista em cooperação internacional e política.