No trabalho, prioridade à divulgação e promoção dos ecopontos da cidade. Foto: Marcos Luz/PMD
No trabalho, prioridade à divulgação e promoção dos ecopontos da cidade. Foto: Marcos Luz/PMD

Todas as ações de educação ambiental sempre produzem bons frutos. Certa disso, a Secretaria de Meio Ambiente de Diadema (SEMA) realizou na última sexta-feira, 25/06, no bairro Eldorado, mais um pedágio ecológico. Durante a atividade, pedestres e motoristas foram presenteados com máscaras faciais contra a Covid-19, mudas de plantas ornamentais e folhetos sobre os ecopontos municipais.

Esse foi o terceiro pedágio ecológico do Mês do Meio Ambiente de Diadema. Os anteriores ocorreram na Praça da Moça e no Largo de Piraporinha, dias 11 e 18 passados.

Os três eventos educativos contaram com o apoio da empresa Prensas Schuler, doadora das mil máscaras faciais que foram distribuídas. Já as 600 mudas e os folhetos foram produzidos pela própria Prefeitura. Na agenda, foram observadas as regras sanitárias de combate à Covid-19.

As pessoas que passaram pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes, nas proximidades da UBS e do Parque Ecológico, gostaram e aprovaram a atividade da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema. A atividade também visa promover a Campanha Jogue Limpo com Diadema.

Uma das pessoas abordadas no pedágio foi a bióloga e professora, Ângela Cardoso, que mora e trabalha na cidade. “Que sorte, ter passado por aqui. Adorei os brindes e adorei também esse trabalho de conscientização. Infelizmente, a cidade como um todo, precisa de bastante educação ambiental”, afirmou a moradora.

De acordo com a SEMA, investir em várias ações de educação ambiental faz parte das metas da pasta. O pedágio ecológico, por exemplo, será levado a outros bairros da cidade, a partir de agosto.

Jogue limpo e faça uso dos ecopontos

Para melhorar a limpeza da cidade, a Prefeitura lançou, no começo do ano, a Campanha Jogue Limpo com Diadema. Desde então, com apoio da GCM, tem intensificado ações de fiscalização integrada contra “sujões”, com apreensão de veículos e aplicação de multas, que podem chegar ou ultrapassar o valor de R$ 4.140,00.

Mas o Jogue Limpo com Diadema também é educativo e mantém 10 ecopontos para que os moradores descartem, corretamente, pequenas quantidades de resíduos: entulhos, bagulhos, recicláveis, entre outros.

“A limpeza da cidade é responsabilidade de todos, não apenas da Prefeitura. Nossa fiscalização está de olho nos sujões, mas é importante que a população também denuncie quem suja e degrada a cidade”, alertou o secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Feitoza, o Vaguinho. “Já estamos trabalhando para construir mais ecopontos e atender aqueles bairros que ainda não dispõem desse importantíssimo serviço”, finalizou o secretário.

Eventos do “Mês do Meio Ambiente” vão até dia 30: no Youtube da Prefeitura

29/6, terça-feira, 10h – LIVE “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, com Renatiely (Nutricionista do CRESAND); Débora e Fernanda (Agentes Fiscais da SEMA);

29/6, terça-feira, 21h – LIVE “Aproximação entre desenvolvimento urbano e a crise ambiental na perspectiva ética de responsabilidade compartilhada”, com Pablo Andrade (Prof. Msc.), do Tocantins; Equipe SEMA (Cibelle);

30/6, quarta-feira, 17h – LIVE “A corte do acasalamento – Borboletário  Municipal  de Diadema”, com o Biólogo Sandro; Participação do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Vaguinho;

30/6, quarta-feira, 20h – LIVE “Adoção e posse responsável de cães e gatos”, com Pâmela (Equipe de Fiscalização da SEMA);

30/6, quarta-feira – PARCERIA entre a Secretaria de Educação e a SEMA na produção de caderno didático referente à temática educação ambiental e sustentabilidade; O trabalho será publicado nesta data, pelas escolas de Educação de Jovens e Adultos da rede, no Portal da Educação;

Fale com o “Jogue Limpo”

Telefone: 4059-9900

E-mail joguelimpo@diadema.sp.gov.br

Denúncia de “sujões”: ligue GCM 153