A Prefeitura de São Caetano, por meio do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns) realiza, na próxima semana, o evento “Encontros Dialógicos”, destinado a educadores da rede municipal e demais instituições de ensino. O evento será veiculado ao vivo pelo Youtube, com acesso pela página educador.scseduca.com.br.
A partir da segunda-feira, 28/06, serão quatro dias de encontro virtual debatendo diferentes temáticas pedagógicas com especialistas em Educação. “O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão e diálogo para uma educação pública integral, equitativa e de qualidade, repensando os processos educativos”, define a diretora do Cecape, Denise Pattini.
Confira a programação:
Encontros Dialógicos: Educação em tempo de (re)significação
Segunda: 28/6 – 19h às 21h
Educação inclusiva: o desafio de não deixar ninguém para trás
Abertura cultural: Arte Despertar
Liliane Garcez: mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e administradora pública pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.
Gabriela Ikeda: desenvolve trabalhos de coordenação pedagógica e de assessoria de práticas inclusivas no Colégio Oswald de Andrade. Autora do livro: Educação inclusiva de bolso”.
Simone Borges: pedagoga habilitada em Educação Especial, pós-graduada em neuropsicopedagogia e professora da rede municipal de São Caetano. Tem experiência em processos formativos de docentes da rede educacional privada, na perspectiva da educação inclusiva.
Mediação: Danillo Oliveira.
Terça: 29/06 – 19h às 21h
Escola e Território
Abertura cultural: Danilo Oliveira
Cláudio Marques: doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do Livro Indisciplina e Violência Escolar: dilemas e possibilidades. Foi professor das disciplinas de Gestão Escolar e Políticas Públicas no curso de Pós-Graduação da Faculdade Anchieta de São Bernardo. Atualmente é Diretor da Escola Municipal Infante Dom Henrique (Espaço de Bitita) da rede pública de São Paulo.
David Santos: mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Escola Municipal de Ensino Profa. Alcina Dantas Feijão.
Mediação: Milene Valentir.
Quarta: 30/6 – 19h às 21h
Viva a Pré-História Brasileira
Abertura cultural: Sophia Graciani Dalle Molle
Luiz Eduardo Anelli: professor de Paleontologia do Instituto de Geociências da USP, onde vem se dedicando há 25 anos ao estudo de animais marinhos pré-históricos encontrados na América do Sul, Antártica, África e nos Estados Unidos. Na universidade, coordena a Oficina de Réplicas, que já produziu dezenas de milhares de réplicas de fósseis de animais e plantas pré-históricas utilizadas como material didático em escolas e universidades de todo o Brasil.
Pedro Ramos: formado em História pela Universidade de São Paulo e em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo, é professor de História na rede municipal de São Caetano do Sul. Atua em diversas frentes como o uso das histórias em quadrinho em sala de aula, desenvolvimento de jogos lúdicos abordando conteúdos programáticos, oficinas de observação de aves e conscientização ambiental. Compartilha os materiais didáticos utilizados em suas aulas no blog de sua autoria – respirehistoria.blogspot.com.
Mediação: Ana Carolina Thomé.
Quinta: 01/07 – 19h às 21h
Experiências socioemocionais
Abertura Cultural: Arte Despertar
Regina Bárbaro Peralta: mestranda em resolução de conflitos pela FUNIBER, pós-graduada em “Relações interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral” pela UNIFRAN e formada em Pedagogia pelo Instituto Singularidades. Atuou como orientadora educacional em escola da rede privada.
Natália Quintílio: doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo, membro da Academia Olímpica Brasileira e professora da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.
Mediação: Renata Montagneri.