Nesta quarta-feira, 02/06, o Prefeito Orlando Morando anunciou a ampliação do horário de atendimento da UBS Demarchi, dentro do programa Saúde na Hora Certa, do governo federal. A partir de agora, a UBS passará a atender das 7h às 22h, com oferta de consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, vacinação, entre outros serviços, em período estendido. Trata-se da 20ª unidade a ser contemplada no município com a iniciativa.
A expectativa é a de que a UBS Demarchi aumente em até 30% o volume de atendimentos do equipamento, que conta atualmente com 46 mil pacientes ativos e 80 funcionários, sendo 11 médicos, que realizam em média 6,8 mil atendimentos por mês.
“É um ganho importante para os moradores do bairro, que agora têm mais flexibilidade de horário para buscar os serviços da UBS, sobretudo neste momento de pandemia. A última coisa que queremos é aglomerações nas unidades de Saúde e esta ampliação vai garantir um maior espaçamento entre os atendimentos, prevenindo contra a transmissão da Covid-19”, pontuou o prefeito Orlando Morando.
Fortalecimento da equipe
Para ampliação do novo turno, a Prefeitura de São Bernardo promoveu a contratação de 11 profissionais, sendo um médico, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de odontologia e dois recepcionistas. A extensão do horário garante ao município o repasse anual de R$ 6,6 milhões.
Mais atendimento
Além da UBS Demarchi, as demais unidades que trabalham com horário estendido são: Taboão, Planalto, São Pedro, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Leblon, Silvina, Alves Dias, Nazareth, Vila Marchi, Alvarenga, Ipê, Orquídeas, União, Represa e Vila Rosa, Batistini e Vila Euclides, anunciada na semana passada, em 26/05.
A Unidade Santa Cruz, localizada na região do Pós-Balsa, também será contemplada com a expansão do horário de funcionamento até às 19h. Atualmente, a UBS funciona até às 17h e o pedido por ampliação do atendimento é um desejo antigo da população dos bairros que compõem a região.